quinta-feira, 18 de julho de 2013

Evidência do Pensamento - Diagrama do Diálogo em um tempo

Nos posts anteriores evidenciamos os componentes de uma "máquina do diálogo".

Neste post colocaremos o diagrama desta "máquina" e fazer algumas digressões sobre ele:

Reprodução somente com permissão do autor (deixe seu email no comentário)
Isto é o que ficou evidente nos posts de "Evidência do diálogo", até a presente data. O evento disparador (sensação) foi o de Fome. No futuro vamos tratar do Pensamento/Raciocínio a partir de um momento em que OCORRE UMA ASSOCIAÇÃO DE IDEIAS NA MENTE, e não de sensações.

Os papéis do Eu2

Entre os papéis do Eu2 citados anteriormente nos artigos, estão o de servir de auxiliar no Raciocínio. Aqui vamos mostrar, à direita do diagrama, estes papeis em Categorias Gerais. Veja o diagrama:

Reprodução somente com permissão do autor (deixe seu email no comentário)

Ao se dialogar com outra entidade (sua própria mente ou outra pessoa), esta lhe devolve, basicamente, quatro tipos de Retorno (não são obrigatoriamente respostas):

Confirmação - O Eu2 concorda com o Eu1, mandando efetuar a ação que ele sugeriu a si mesmo;
Negação - O Eu2 discorda do Eu1, sem lhe dar nenhum outro caminho;
Oposição - O Eu2 discorda do Eu1, sugerindo ação completamente contrária à pensada pelo Eu1. É o popular "dar o contra";
Acréscimo - O Eu2 traz da memória de longa duração (MLD) informações a mais que o Eu1 ainda não tinha associado à situação atual, para que esse REFINE seu raciocínio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para discussão com críticas e sugestões, mas dentro do assunto.